O que são dobradiças?

De forma geral, dobradiças são ferragens fundamentais para o uso das portas. Elas possuem a função de permitir a abertura e o fechamento de uma forma suave e resistente, sem barulho.

 

Que tipos de dobradiças existem?

 

●    Dobradiça lapela

A dobradiça lapela é a mais tradicional. Elas são divididas em 3 linhas, testadas e validadas em conjuntos de 3 dobradiças por porta, conforme a norma NBR 7178: leve (para portas de até 15 kg), média (para portas de até 25 kg), ou pesada (para portas de até 35 kg). Além disso, existem modelos com canto redondo ou reto, com pino chato ou bola, e com ou sem anel.

 

 

Para determinar o tamanho da folga na dobradiça, é preciso montá-la, puxar as lapelas em direção contrária uma da outra o máximo possível, afastá-las do eixo central, e medir a largura total da dobradiça. Em seguida, é necessário empurrar as lapelas uma contra a outra em direção ao eixo central, deixando a dobradiça o mais fechada possível, e medir a largura total da dobradiça novamente. A diferença entre a primeira e a segunda medida é a folga da dobradiça. Segundo norma técnica, a folga tolerável é de até 1,5mm.

 

●    Dobradiça pivotante

Como o próprio nome já diz, esse modelo serve para portas com abertura pivotante, ou seja, feita por meio de pivôs (ou pinos) instalados na parte inferior e superior da porta, na mesma direção. Esses pinos servem para fixá-la verticalmente, no chão e no batente, fazendo-a girar em torno de um eixo vertical.

 

 

Esse tipo de dobradiça cumpre com a função essencial de girar em torno de um eixo vertical e abrange pinos de fixação em cima e embaixo. Dessa forma, permitindo uma abertura mais suave e com a segurança de um material de alta resistência.

 

●    Dobradiça de sobrepor

É um dos modelos mais interessantes, porque resulta em um sistema de abertura e fechamento mais sofisticado. Esse tipo de dobradiça pode ser instalado na porta sem a necessidade de qualquer rebaixo no marco. Isso é possível em função da aba interna da dobradiça que, ao se fechar, fica embutida na aba externa.

 

 

●    Dobradiça vai e vem

Esse modelo é indicado para portas que permitem abertura para ambos os lados. Auxilia o vai e vem de pessoas em estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e hospitais, por exemplo, já que dispensa a utilização de puxadores.

 

 

OBS: Para regiões litorâneas, por exemplo, recomenda-se dobradiças em aço inox, mais resistentes à corrosão e aos efeitos da maresia.

 

 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.

Estou de acordo